CIÊNCIA ESPÍRITA

Muito boa a matéria de capa desse mês da SuperInteressante:

Falando de experiências de quase morte (EQMs). Pacientes que sofreram parada cardíaca relatam que viram seus corpos do lado de fora. Se estavam mortos ou não, esse é o grande questionamento, mas o responsável por essa sensação é o lobo temporal, o núcleo do cérebro que é a ultima parte da atividade cerebral a ser desativada (esses estímulos não são captados pelo eletroencéfalograma).

Quando o lobo temporal recebe uma carga, advinda dos impulsos elétricos para reanimação do paciente, ele produz essa sensação, pois é ele o responsável por delimitar a percepção sobre onde termina o corpo e onde começa o mundo exterior.

Outro dado muito interessante é que o ultimo estímulo a ser desligado em nosso corpo é a audição, e ela, produz estímulos de percepção, que ligados ao conhecimento do cérebro, são capazes de criar visão daquilo que aconteceu, mas de fato os pacientes em estado de quase mortos não viram.

Eu acredito na existência da alma, coisa que hoje tem intrigado os que querem a todo custo desvincular a ciência da religião, do existencionismo vinculado ao teísmo. Ainda creio que ao menos que afirmemos profundamente a existência de Deus, o mundo é uma icógnita e que nos afirma aquilo que muitos que não tomam a afirmativa primeira dessa frase por verídica, vasculham sem fundamento algum para as suas ideias.

Fonte: SuperInteressante - Out. 2011
0 Responses

Postar um comentário